Web Rádio PCN - Cantineiros da rede municipal de ensino passam por treinamento

Cantineiros da rede municipal de ensino passam por treinamento

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu nesta terça-feira (24) o primeiro treinamento para os cantineiros da rede municipal de ensino de 2018. Durante o encontro realizado no Centro de Convivências cerca de 115 cantineiros, efetivos e contratados, participaram de dinâmicas durante o aprendizado de noções básicas de higiene pessoal, manipulação de alimentos, uso de utensílios de cozinha e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O treinamento que está incluído no programa Gestão Moderna, tem a finalidade de evitar o desperdício de alimentos durante o recebimento, preparo e a oferta do produto na mesa. Novos padrões de controle de estoque, armazenamento, recebimento, checagem de itens entregues, padronização, preparo de alimentos foram repassados para os cantineiros com o objetivo de aprimorar os processos que envolvem o preparo da merenda escolar.

Segundo uma das nutricionistas da rede municipal de ensino, Elaine Romano, o encontro reafirma a importância da reciclagem profissional. “Esta capacitação é de grande valia para a renovação dos conhecimentos dos cantineiros uma vez que os procedimentos corretos para o preparo dos alimentos acabam passando despercebidos pela correria do dia a dia. Nesta capacitação foram abordados temas como a correta higienização dos alimentos desde o recebimento até o preparo e distribuição das refeições, higiene pessoal e ambiental, uso de EPI’s e, principalmente, a higienização das mãos que, se não foram limpas adequadamente, podem se tornar vínculo de contaminação considerável”.

Em 2018, o cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino sofreu alterações e novos alimentos foram introduzidos, a exemplo do alho poró e da taioba. E de olho nessas mudanças, as nutricionistas da rede municipal de ensino aproveitaram o treinamento para repassar orientações quanto ao preparo dos alimentos. “A introdução de novos alimentos no cardápio permite novos preparos e exige dos cantineiros ainda mais atenção durante a manipulação dos produtos na elaboração das receitas. A experiência de cada cantineiro é fundamental para executarmos com excelência as receitas e oferecer aos alunos uma merenda de qualidade, altamente saudável”, ressaltou Fabíola Alves.

De acordo com a secretária de Educação, Sônia Teixeira, o treinamento garante cuidado com o alimento a ser servido aos alunos e também com o dinheiro público. “Sempre fazemos essa capacitação porque é importante se atentar para os cuidados no preparo da merenda escolar. E essa prática começa no recebimento dos alimentos e só termina na oferta dos alimentos aos alunos, em forma de uma merenda saudável e segura. Quando temos este cuidado evitamos também o desperdício, uma vez que envolve dinheiro público e por isso deve ser bem administrado”.

A Secretaria de Educação planeja para o final deste ano um novo treinamento visando a prática, onde os cantineiros irão trocar experiências de preparo da merenda. “Nosso intuito é promover a todos uma troca de experiências, de segredos de preparo de receitas, com intuito de promover a todos um maior conhecimento dos produtos, das refeições e oferecer aos nossos alunos ainda mais qualidade na merenda que servimos em nossas escolas”.

Asscom/Prefeitura