Web Rádio PCN - Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual vai reforçar importância da família para a inclusão

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual vai reforçar importância da família para a inclusão

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) vai realizar, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, cujo tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Por meio desse slogan, a campanha pretende estimular, na sociedade, uma reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e na defesa de direitos. É uma mobilização que já está envolvendo todo o Movimento Apaeano, formado por 2.178 Apaes e entidades filiadas, que trabalham pela melhoria da qualidade de vida de mais de 3.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todas as regiões do país, através de projetos sociais nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O tema da Semana Nacional remete à fundação do Movimento Apaeano, ocorrida há 64 anos, quando as famílias se uniram para criar a primeira Apae no estado do Rio de Janeiro, dando início a um trabalho que hoje é reconhecido nacional e internacionalmente pelos projetos de inclusão desenvolvidos. Assim, a Semana Nacional quer mostrar que a pessoa com deficiência, junto com sua família, pode exercer um protagonismo em todos os processos de sua vida, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, além de participação na gestão das Apaes e entidades filiadas.

Realizada há vários anos com resultados importantes em termos de mobilização social, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla obteve um reforço importante com a sanção da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que conferiu mais representatividade e reconhecimento para a causa da pessoa com deficiência.

apaebrasil.org.br

Fotos extras