Web Rádio PCN - Arcos está entre as 40 cidades mineiras com melhores índices de desenvolvimento municipal

Arcos está entre as 40 cidades mineiras com melhores índices de desenvolvimento municipal

Da Redação da Rádio PCN

Foto: Reprodução


Em recente pesquisa, Arcos, no centro-oeste mineiro, aparece em quadragésimo lugar entre as melhores cidades de Minas para se viver. O ranking é feito anualmente com base no desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & rRenda, Educação e Saúde. O levantamento mais recente é de 2018, e é feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

No quesito Educação e Saúde, a cidade se saiu muito bem, alcançando excepcionais índices (0,9072 e 0,9065, respectivamente – onde a nota máxima é 1). Já em Emprego & Renda a nota ficou aquém (0,5792).

OPINIÃO

Para o prefeito Denilson Francisco Teixeira, os números fazem muito sentido. Em entrevista concedida a um programa da Rádio PCN no último dia 19, a autoridade máxima da cidade, ao ter conhecimento da notícia, disse que os números fazem muito sentido.

Veja no vídeo: 

Desde 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

LEITURA DO IFDM

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Fotos extras